Notícias e informação para o povo de Deus, dicas, meditação, reflexão, palavra, devocional, música, conteúdo de qualidade!

Crítico de Paulo Freire homenageado pela Câmara dos Deputados

Carlos Nadalim - Imagem: Divulgação
O criador do canal “Como Educar Seus filhos” foi homenageado pela Câmara dos Deputados e está conquistando as famílias na internet. Ele revelou que apoia o homeschooling e que não concorda com os pensamentos de Paulo Freire.

Carlos Nadalim é coordenador pedagógico na escola Mundo do Balão Mágico, em Londrina (PR), cidade onde mora. Desde 2013, publica vídeos, artigos e entrevistas em seu blog, com várias dicas sobre educação infantil e domiciliar.

Seus métodos de ensino vão na contramão da maioria das secretarias de educação. Os resultados que obteve, contudo, lhe renderam prestígio. Seu trabalho chegou ao conhecimento dos parlamentares, em Brasília.

Numa disputa com iniciativas educacionais do Brasil inteiro, Nadalim venceu o prêmio Darcy Ribeiro, concedido anualmente pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. E para completar essa onda positiva, recentemente ele viu o seu amigo Ricardo Vélez-Rodrigez ser escolhido como futuro ministro da Educação.

Em entrevista recente, ele contou como foi motivado para criar sua metodologia de ensino.

Analfabetismo funcional
O professor de filosofia dava aulas em universidades do norte do Paraná, em 2011 e conta como ficava surpreso com as dificuldades enfrentadas pela maioria dos alunos em ler e compreender textos simples, meros artigos de jornal.

Essa dificuldade tem nome – analfabetismo funcional. “Minhas tentativas de solucionar o problema ali não estavam produzindo os efeitos esperados”, conta. Na época, a mãe que era a diretora da escola Mundo do Balão Mágico precisou se ausentar e Nadalim ficou na coordenação.

“Eu tenho um mestrado em Educação e isso me habilitou para o cargo”, explicou. Focado em resolver o problema já instalado no sistema educacional e de olho nos resultados negativos da Avaliação Nacional da Alfabetização sobre o desempenho em leitura, foi motivado a construir uma metodologia de ensino eficaz na alfabetização.

“Eu quero que a criança leia para compreender textos e que domine técnicas de codificação e decodificação”, enfatizou. Segundo o educador, o Brasil ocupa os últimos lugares no quesito leitura, nos resultados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos).

Além disso, as pontuações no ENADE (Instituto Nacional da Estudos e Pesquisas Educacionais) demonstram a calamidade intelectual e cultural que atualmente acomete nossa sociedade.

Necessidade de mudança
É preciso que o Estado brasileiro assuma o seu papel subsidiário na Educação, respeitando o protagonismo das famílias na educação dos filhos e facilitando a livre iniciativa da sociedade no âmbito educacional e escolar.

“Eu apoio o homeschooling e contribuo com a prática”, disse. Nadalim justifica que sua experiência escolar numa comunidade carente e o alcance do site “Como Educar seus Filhos”, o ajudaram a desenvolver seus métodos de pré-alfabetização e alfabetização.

Além disso, ele tem colaborado com professores, pedagogos e pais. “O Estado tem se recusado a ouvir o clamor da ciência e a necessidade da população”, alertou. Ao ser questionado sobre o rumo que o presidente eleito Jair Bolsonaro quer dar à educação no Brasil, através da indicação do ministro Ricardo Vélez-Rodriguez, o educador se mostrou animado.

“O Ricardo sabe o quanto é grave o problema da alfabetização no Brasil. Eu tive a oportunidade de conhecê-lo em Londrina e expus a ele o problema que enfrentamos nessa área. Então, se ele conseguir trabalhar essa questão, só isso já fará dele um herói. Por isso eu acredito que os próximos anos serão bem esperançosos para a educação do nosso país”, concluiu.

Gospel Prime

Postar um comentário

[blogger][disqus][facebook][spotim]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget