Notícias e informação para o povo de Deus, dicas, meditação, reflexão, palavra, devocional, música, conteúdo de qualidade!

Igreja da Ucrânia se separa formalmente de ortodoxos

Líderes da Igreja Ortodoxa da Ucrânia. (Foto: AP Photo/Emrah Gurel)
Neste sábado (5), o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, assinou os “tomos” (decretos) que separam a Igreja Ortodoxa da Ucrânia da Igreja Ortodoxa da Rússia.

O tratado foi celebrado em Istambul, Turquia, diante de clérigos e também do presidente ucraniano Petro Poroshenko.

Ligadas desde 1686, as igrejas foram forçadas a se separarem por conta da divisão política entre os países, resultado da tomada da Crimeia pela Rússia, isso em 2014.

“A devota população ucraniana tem esperado por este dia abençoado por sete séculos completos”, afirmou Bartolomeu I em seu discurso. Os clérigos ucranianos precisam escolher se ficarão na igreja nova, ou permanecerão na igreja russa.

Na ocasião, o presidente Poroshenko agradeceu ao patriarca pela decisão de assinar a separação e declarou que “entre as 15 estrelas das igrejas Ortodoxa do mundo, uma estrela ucraniana apareceu”.

A Igreja Ortodoxa da Ucrânia faz parte de uma lista de outras 15 igrejas que respondem a uma autoridade externa. Sua criação foi feita em dezembro quando as lideranças decidiram pela separação, mas era necessário documentar a decisão, como foi feita pelo patriarca.

Igreja Ortodoxa Russa não reconhece o valor do documento

Porta-vozes do patriarcado de Moscou, Vladimir Legoida, declarou que a Igreja Ortodoxa Russa que o decreto foi assinado em violação de todas as regras e por isso carece de “todo valor canônico”.

Na mensagem, o porta-voz diz que o documento é fruto das ambições “políticas e pessoais” dos dirigentes ucranianos e pede aos fiéis que pensem apenas no Natal, celebrado pelos ortodoxos nesta segunda-feira (7).

Postar um comentário

[blogger][disqus][facebook][spotim]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget