Notícias e informação para o povo de Deus, dicas, meditação, reflexão, palavra, devocional, música, conteúdo de qualidade!

Protestos de cristãos fazem museu retirar obra “McJesus” de exibição

McJesus. (Foto: Reuters)

A exibição da obra ‘McJesus’ no Museude Arte de Haifa, norte de Israel, gerou grande polêmica esta semana sobre os limites da liberdade de expressão. A escultura, em tamanho real, apresenta o palhaço Ronald McDonald crucificado.

O autor da peça, Jani Leinonen, da Finlândia, diz que o objetivo era criticar a “comercialização religiosa”. Ele afirma não saber que sua obra estava sendo exposta em solo israelense. Em meio à polêmica, pediu que a exibição seja interrompida,  uma vez que ele defende o boicote a Israel em ‘solidariedade’ aos palestinos.

No museu há outras peças críticas à religião, como as que trazem as figuras de Jesus e da Virgem Maria caracterizadas como os bonecos Ken e Barbie.

Num primeiro momento vieram críticas da pequena comunidade cristã local, mas logo se intensificaram, com a adesão da ministra da Cultura, Miri Regev. Nesta sexta-feira duas pessoas jogaram bombas incendiárias contra o Museu e um homem foi preso, acusado de agressão.

“Me oponho a essa escultura degradante”, disse Nicola Abdo, morador de Haifa. “Sendo cristão… me ofendo profundamente por como retrata nossos símbolos.”

A prefeita da cidade judaico-árabe de Haifa anunciou que a escultura seria retirada da exposição e devolvida para o museu finlandês que a emprestou. Ela fez consultas com líderes da igreja local Einat Kalish e disse lamentar “a ofensa sofrida pela comunidade cristã… e a lesão física e violência em torno disso.”

Postar um comentário

[blogger][disqus][facebook][spotim]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget