Notícias e informação para o povo de Deus, dicas, meditação, reflexão, palavra, devocional, música, conteúdo de qualidade!

Colunista diz que ‘todo castigo pra crente é pouco’ e é repudiado por cristãos

Colunista diz que 'todo castigo pra crente é pouco' e é repudiado por cristãos O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputad...

Colunista diz que 'todo castigo pra crente é pouco' e é repudiado por cristãos

O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos-DF) e o presidente da Convenção Evangélica das Assembleias de Deus do DF, pastor Geovani Neres, divulgaram notas de repúdio ao artigo intitulado “Todo castigo pra crente é pouco”, escrito pelo colunista Anderson França e publicado no site Metrópoles.

No texto, o colunista abordou o caso da deputada federal evangélica Flordelis, acusada de ter mandado matar o próprio marido e aproveitou para afirmar que a parlamentar “representa os evangélicos” do Brasil.

O artigo é, de fato, recheado de expressões preconceituosas e ofensivas, a começar pelo próprio título e continuando na linha de descrição: “E se o crente for corno, dobra o castigo,
que Deus é justo”.

O colunista também afirmou que tem “45 anos de igreja protestante” e que a deputada Flordelis “representa a igreja evangélica, em gênero, número e grau de homicídio qualificado”.

Anderson segue acusando todos os evangélicos de diversos outros tipos de crimes e atitudes vergonhosas, como invasão de terreiros, violência contra gays, extorsão de dinheiro dos pobres, propagação do ódio, obrigar criança de 10 anos a ter filho, apoiar milicianos, entre outros.

Repúdio

Em sua nota de repúdio, Delmasso afirmou que o segmento evangélico ficou “profundamente ofendido” com o artigo e que com a publicação do texto, Anderson França “cometeu um erro ao generalizar a crítica” e “Atingiu a honra de cada cristão protestante no DF”.

A nota foi lida na sessão remota da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc) da segunda-feira (31).

No Congresso Nacional, outros parlamentares evangélicos, como o deputado federal Milton Vieira (Republicanos-SP), também criticaram a abordagem preconceituosa do colunista em seu artigo.

Milton Vieira — que também é pastor — questionou severamente a publicação do texto. “Ele faz diversas críticas aos evangélicos e cristãos. Esse lixo de matéria, uma matéria preconceituosa, contra pastores, contra quem tem sua fé voltada para Jesus. Ele diz num trecho que Jesus cheirou cocaína”, assinalou.

O parlamentar se referiu ao trecho do artigo que diz que “O Jesus evangélico cheirou muita cocaína e saiu de casa com inveja do irmão Satanás”.

Vieira planeja falar sobre a questão com a Frente Parlamentar Cristã no Congresso, para analisar uma eventual convocação do jornalista e do jornal. O parlamentar exige um pedido público de desculpas.

“Como um cidadão pode usar um instrumento… falam de liberdade de expressão, mas isso é abuso… como pode atacar a fé cristã…Fica a nossa indignação aqui, presidente”, destacou.

O presidente da Convenção Evangélica das Assembleias de Deus do DF, pastor Geovani Neres, também emitiu uma nota oficial, repudiano o artigo. Em seu texto, o líder cristão destaca que o artigo tem tom "sarcástico e irresponsável", comentendo "verdadeiro crime contra a honra da Igreja Evangélica brasileira".

Leia na íntegra das notas de repúdio:

Nota de Rodrigo Delmasso

Manifestamos publicamente nosso repúdio à matéria publicada no portal Metrópoles com o título “Todo castigo pra crente é pouco”, assinada pelo escritor Anderson França, no dia 28 de agosto passado.

O texto aborda de forma preconceituosa o comportamento de todo um segmento importante da sociedade brasileira e em especial brasiliense.

Toda e qualquer generalização de comportamento não contribui para o debate político desse momento, pois atinge de forma indistinta todo um segmento que, na sua maioria, é formado por pessoas cumpridoras de seus deveres, cientes de suas obrigações e o fazem sempre pautados em princípios, contribuindo de forma positiva para o aprimoramento de nosso crescimento enquanto sociedade.

Para que possamos alcançar uma sociedade mais justa e igualitária amparada nos mais caros princípios democráticos, não podemos atacar de forma impensada o livre exercício de crença de cada cidadão, assim como feito no artigo mencionado, que a despeito de defender sua liberdade de expressão atingiu a honra subjetiva de cada cristão.

Para o pleno exercício da democracia é fundamental que sejam dissipados os preconceitos, a generalização e o estereótipo cristão-religioso.

A manifestação de fé nas suas mais variadas formas e pelos mais variados motivos constitui-se em um dos valores mais sagrados do homem e deve ser sempre preservada em prol da nossa sociedade.

Nesse sentido, o artigo não contribui para esse debate, pelo contrário, ele fomenta a divisão, o preconceito, o ódio e a intolerância, tudo aquilo que ele procura na prática combater.

Portanto, fica registrado em nome do segmento evangélico o nosso repúdio à matéria, pois atingiu de forma generalizada um dos mais importantes segmentos de nossa sociedade, composto por pessoas na sua maioria ordeira, de boa-fé e fiel cumpridora de seus deveres.

Eventual desvio de certas pessoas não tem o condão de macular todo um segmento, que continua fiel a seus princípios e os defendem de forma intransigente.

Nota da Convenção das Assembleias de Deus

A Convenção Evangélica das Assembleias de Deus do Distrito Federal (CEADDIF), através de seu Presidente – Pastor Geovani Neres Leandro da Cruz, vem por meio desta Nota manifestar seu público REPÚDIO ao conteúdo produzido pelo escritor Anderson França do Jornal Metrópoles.

Em coluna do referido jornal, o “ativista, roteirista e escritor” Anderson França publicou em 28/08/2020 uma matéria intitulada “Todo castigo pra crente é pouco”, na qual, tomando o caso da senhora Flordelis de repercussão nacional, ataca e desrespeita a comunidade evangélica brasileira.

Em tom satírico e irresponsável, o escritor comete um verdadeiro crime contra a honra da Igreja Evangélica brasileira por meio da linguagem e opiniões que emprega. Ao usurpar da prerrogativa à liberdade de expressão, se vê no direito de caluniar, injuriar e difamar a Instituição e o corpo místico de Cristo Jesus atribuindo, por sinédoque, aos pastores e membresias evangélicos a responsabilidade de homicídios, sexismos, racismos, homofobias, entre outros. Práticas com as quais não compactuamos e, inclusive, condenamos.

Portanto, dentro do marco legal e democrático em que se insere a Igreja Cristã Evangélica, com respeito às falácias apresentadas na matéria em questão, REPUDIAMOS o conteúdo e as acusações perpetradas por Anderson França, nos seguintes termos:

A Igreja Evangélica protestante não é produto de uma dissidência do catolicismo romano. Antes bem, é resultado histórico e espiritual de uma REFORMA dos aspectos que estavam sendo distorcidos com respeito aos dogmas e práticas cristãs;

A experiência ou conduta negativa (tomando os valores bíblicos e republicanos como referência) de algum indivíduo, que compôs ou compõem a comunidade evangélica, não pode por metonímia moral ser a fiel representação de todos os membros. A sra. Flordelis, entre outros citados, que se desviam dos valores ensinados por Cristo não representam a Igreja;

A liberdade de expressão jornalística não prescinde do respeito à dignidade dos evangélicos ou de quem quer seja. Nosso direito começa quando o seu termina! O seu direito à livre manifestação de opinião tem limite quando a honra da Igreja é violada, violentada – ainda que verbalmente;

É inegável e reconhecível que a comunidade evangélica tem contribuído contundentemente para a transformação positiva de nossa nação, na busca de uma sociedade justa, igualitária e livre defendendo os valores do Estado Democrático de Direito. Inúmeras obras sociais e de ajuda humanitária são testemunhas incontestes do papel cívico dos verdadeiros cristãos evangélicos;

Seria de bom tom que o Jornal Metrópoles, como veículo de comunicação em massa e o Sr. Anderson França, como formador de opiniões divulgassem nota manifestando uma necessária retratação, fazendo “separação entre o joio e o trigo”.

No demais, estimamos que todos possamos nos unir e conviver em harmonia, ainda que divergindo de opinião e expressão religiosa. Respeito sempre!

“E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.”
Colossenses 3.14

Fonte: Guiame

COMMENTS

Nome

'Momo',1,"Eu quero ir",1,“Aguardo o Dia”,1,“Casa na Rocha”,1,“Em Casa”,1,“Mais Alto”,1,“Quem é esse?”,1,“Quero Te Adorar”,1,“We magnify his name”,1,10 Mandamentos,1,19ª edição do Grammy Latino,3,2018,2,2019,5,22 anos,1,3 Palavrinhas,1,360 Wayup,1,6 milhões,1,60 Minutes,1,A Bíblia Kingstone,1,Abaixo-assinado,1,abandona,1,Abílio Santana,1,Abin,2,abortistas,1,aborto,27,abortos,1,abrigo para dependentes químicos,1,Absolvida,1,abusador,1,abusar dos membros,1,abuso infantil,3,abuso sexual,20,abusos sexuais,3,Academia,1,Acadêmicos do Sossego,1,acampamento evangélico,1,ação judicial,1,Ação popular,1,Ação social,2,aceitaram a Jesus,1,Acertou Mizerávi,1,Achado Arqueológico,1,ACI Digital,1,acidente,2,acidente de trânsito,1,Acioli,1,acordo de paz,1,Acre,2,acusação,1,ad belenzinho,1,ADAI Music,1,Adão e Eva,1,Adaulto Lourenço,1,Adauto Lourenço,1,Adilson Gigante,1,ADO 26,1,adolescente,1,adolescentes,1,Adolf Hitler,1,Adolf Hittler,1,adventistas do Sétimo Dia,1,advogados,1,Afeganistão,2,Africa,2,África,6,Africa do Sul,1,Agenda Lgbt,1,Airbnb,1,Al-haram Al-sharif,1,Al-qaeda,1,Al-Rashid,1,Aladdin,1,Alagoas,2,Alan Rick,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,1,aldeia Kamayurá,1,Alemanha,3,Alerta aos pais,1,Alex Passos,1,Alexandra Abrantes,1,alexandre frota,1,Alexandre Isquierdo,1,Aline Barros,4,Alison Redmond-Bate,1,alma,1,Alphaville,1,altares,1,altera,1,Amazon,1,ambulância,1,América,1,América Latina,1,Amor,2,Amor de Deus,1,Amor e Sexo,4,amor incondicional,1,Ana Paula,1,Ana Paula Valadão,4,Anápolis,1,Anayle Sullivan,1,Anderson Freire,4,André Aquino,1,André Balada,1,Andre Fernandes,1,André Valadão,3,Andrea Long Chu,1,Andrew Brunson,2,Anel Pilatos,1,anencefalia,1,Anglicana,1,Angola,4,Anitta,3,aniversário de casamento,1,Anjo,1,Anne Graham,2,Anne Graham Lotz,1,Anny Theyler,1,Anti-Balaka,1,anti-Israel,1,anti-judaico,1,anticristãs,1,Anticristo,1,Antigo Testamento,1,Antissemitismo,3,AoVivoPelaVida,1,apanhar,1,aplicativo,1,Apocalipse,1,apóstolo,1,apóstolo Paulo,1,App,2,apresentador,1,apresentadora Angélica,1,Árabe,1,Araguaína,1,Arca da Aliança,2,Arca de Noé,1,Argentina,4,Argentinos,1,arma,1,arma de fogo,1,Armas,1,Armênia,1,armênios,2,Arqueologia,14,arqueólogia,1,arqueologia bíblica,12,Arqueologia na Bíblia,1,arqueólogo,1,Arquidiocese da Paraíba,2,Arrebatamento,1,arrecadar alimentos,1,arrependimento,3,Artistas,3,Asia,1,Asia Bibi,6,Ásia Central,1,AsiaNews,1,asilo,1,assalto,5,assassinada,1,assassinado,1,assassinato do pastor,4,assassino,2,assédio sexual,2,Assembleia de Deus,9,Assembléia de Deus,2,Assembleia de Deus no Brasil,1,Assembleia de Deus Vitória em Cristo,2,ataque,1,ataque cardíaco,1,Ataque Contra Cristãos,3,ataque de ódio,1,Ataque no Egito,1,Ateísmo,5,Atentado,4,Atentado Terrorista,1,Atentados,1,Ateu,1,Ateus,2,Ativismo,2,Ativismo Gay,2,Ativismo Lgbt,2,ativista gay,1,Ativistas,2,ato profético,1,Ator,3,Atos dos Apóstolos,1,atriz,1,atriz Chrissy Metz,1,audiência,2,Augusto Cury,1,Augusto Heleno Ribeiro Pereira,1,Augustus Nicodemus,1,Augustus Nicodemus Gomes Lopes,1,Austrália,2,Autoajuda,1,automutilação,1,Autoridade Palestina,1,auxílio-mudança,1,avivamento,3,Azerbaijão,1,azul e rosa,1,babalorixá,1,Baby do Brasil,1,Bahia,3,Baleado,1,baleou,1,Bancada Evangélica,12,Band,4,Band News,1,Banda 4Life,1,banda Livres,1,Banda novo som,1,Banda Resgate,1,banda Rosa de Saron,1,banda Voz da Verdade,1,Bangladesh,5,Banheiro Transgêneros,1,banheiros únicos,1,barragem,1,Barroso,1,bate boca,1,bateria de escola de samba,1,Batismo,2,batismo infantil,1,Batismo nas Águas,1,Batista Peniel,1,Batista Soul,1,batistas do Sétimo Dia,1,batistas independentes,1,batizado,1,bbb,2,bebê,1,Bebê é abandonado,1,bebê Jesus,1,bebês,1,bebida alcoólica,1,Beit Chabad,1,Beka,1,Belém,1,Belford Roxo,1,Bélgica,1,Belíssima,1,Belo Horizonte,2,Benjamin Netanyahu,9,Bernardino,1,Bertioga,1,Beth Moore,2,Bethel,1,Bibi,1,Bíblia,31,Bíblia Antiga,2,Bíblia e Ciência,2,Bíblia Mais Antiga,1,bíblia sagrada,14,Bíblias. África,1,bicicleta,1,Big Apple,1,Big Brother Brasil,1,Bill Johnson,1,Billy Graham,2,Bird Box,1,Bispo,1,Bispo Edir Macedo,2,Bispo Julian Henderson,1,bispos,2,Blasfêmia,2,blasfêmia. Cristão,1,Boas Notícias,1,Boko Haram,3,Bola de Neve,1,Bolsa do Samaritano,1,Bolsonaro,13,bombeiros,1,boneco Ken Sereia,1,brad dacus,1,Brad Hoylman,1,Brasil,51,Brasil Sem Aborto,4,Brasil Urgente,1,Brasil x Israel,2,brasileiros,1,Brasília,1,Brian Houston,1,briga de casal,1,Britney Spears,1,Brittni De La Mora,1,Brumadinho,4,Bruna Drews,1,Bruna Karla,1,Bruna Marquezine,3,Bruxa,1,bruxaria,1,bruxos cristãos,1,Budismo,1,Bulgária,1,Bunda Mole,1,buscar a Deus,1,Butão,1,cabo Daciolo,4,Cabo de Santo Agostinho,1,Cabul,1,caçadores de cabeça,1,CADETINS,1,café da manhã de oração por Jerusalém,2,Caio Fábio,1,calçados Hello Kitty. calçados Ipanema,1,calçados Melissa,1,Califórnia,5,caloteira,1,Câmara de Vereadores de Porto Alegre,1,câmara dos Deputados,6,Camarões,2,câmera,1,câmeras de vigilância,1,Caminhada,1,Caminho da Graça,1,Campanha,1,Campinas,1,Canadá,3,canal Metaforando,1,câncer,4,Candomblé,3,cantor Anderson Freire,1,cantor Eli Soares,1,cantor gospel,2,cantor Juliano Son,1,Cantor Leonardo Gonçalves,1,Cantor Robério Lima e Silva,1,Cantor Samuel Mariano,1,cantor Wellington Camargo,1,Cantora,5,Cantora Anitta,1,cantora Daniela Araújo,1,cantora Eyshila,1,cantora Flordelis,12,Cantora Gospel,9,cantora Léa Mendonça,1,cantora Lydia Moisés,1,capeta escondido,1,Caridade,2,Carlito Paes,1,Carlos Apolinário,1,Carlos Bolsonaro,1,Carlos Moisés,1,Carlos Nadalim,1,carnaval,7,cartão de crédito,3,Casa Branca,1,Casa Civil,2,casal gay,1,casal pastoral,1,casamento,9,Casamento de Célia Sakamoto,1,casamento gay,3,casamentos cristãos,1,Casos de Milagre,1,Cassiane,1,cassino,1,Castidade,1,Catedral da Fé,1,Cativeiro,1,Catolicismo,2,católicos,2,Cazaquistão,1,CBN News,1,Ceará,5,Ceia de Natal,1,celebridades,1,Célia Soul,1,Céline Dion,1,celular,1,celulares,2,censura,5,Centro Nacional de Exploração Sexual,1,Centro Pentecostal Jovem Resgate,1,Cepal,1,cerveja,1,Cesare Battisti,1,céu,2,Chance The Rapper,1,Charles Darwin,1,Chico Wehmuth,1,chifres,1,Chile,2,China,22,chineses,2,Chris Pratt,2,Christ,1,Christian Bale,2,Christyan Leão,1,Cia Nissi,1,Ciclone,1,Cid Moreira,2,Cidade bíblica,1,ciência,4,Cindy Jacobs,2,Cinema,6,Circulo de oração,1,Cisjordânia,1,Ciúmes,1,clamor,3,Claudia Raia,1,Clínica Abortista,1,clinica de aborto,1,Clínica de Aborto,1,clip,1,CNBB,1,CNN,1,cnpj,1,Coaching,1,Coaf,2,cobertura espiritual,1,Coletes Amarelos,2,Colômbia,2,coluna,1,Comandante Moisés,1,comando vermelho,1,Combate à Corrupção,1,combate à pedofilia,2,combater,1,Comercial,1,Comerj,1,Comics,1,comodoro MT,1,comunismo,4,Condenada,2,conectados a Cristo,1,Conectando Gerações,1,Conexão Repórter,1,Confiabilidade da Bíblia,1,Confiança na Bíblia,1,Conflito,1,Congo,1,Congrega Church,1,congregação,2,congregar,2,congresso internacional de arqueologia bíblica,2,Congresso Nacional,1,consagração,1,Conselho Apostólico Brasileiro,1,Conselho Mundial de Igrejas,1,Conselho Tutelar,1,Conselhos de Psicologia,1,Conservadorismo,8,Consumo de Maconha,1,Contra Ideologia,1,Contra Ideologia de Gênero,1,Convenção Batista do Sul,1,conversa,1,Conversa Com Bial,1,Conversão,3,Coordenação de Assuntos Religiosos,1,COORPIN,1,Coptas,1,coral,1,Coral Kemuel,1,Coreia do Norte,4,Coréia do Norte,1,Coreia do Sul,1,corinthianismo,1,Corinthians,1,coronavírus,5,Corrupção,4,cova,1,Covid-19,6,CPAD,1,CPI,1,crê em Deus,1,Crente Bom de Bíblia 2018,1,Crescimento das Igrejas,1,Criacionismo,4,crianças,4,Crime,10,crime organizado,1,Crimeia,1,Crimes,2,criminalidade,1,criminalização da homofobia,2,Cris Cyborg,1,cristã,1,cristã perseguida,1,cristão,4,cristão homofóbico,1,Cristão Perseguido,2,Cristão Perseguidos,1,Cristão. Lista Mundial da Perseguição 2019,1,cristãos,31,Cristãos Copta,1,Cristãos de Jos,1,Cristãos no Egito,1,Cristãos no Trabalho,1,cristãos perseguidos,40,Cristianismo,7,Cristo para Todas as Nações,1,Cristóvão Colombo,1,criticada,1,críticas,2,Crocodilo,1,crucificado,1,Crueldade Animal,1,cruz,4,Cruz das Almas-AL,1,cruzada,2,Cuba,5,cuide de sua família,1,culto,9,culto ao ar livre,1,Culto na Rua,1,cultos,4,Cultura de Estupro,1,Cúpula Conservadora das Améric