Notícias e informação para o povo de Deus, dicas, meditação, reflexão, palavra, devocional, música, conteúdo de qualidade!

Desertor do judô irariano dedica medalha de prata à Israel nos Jogos Olímpicos

Saeid Mollaei, um ex-judoca iraniano que agora representa a Mongólia, conquistou a medalha de prata no Judô, na categoria masculina de até 8...

Desertor do judô irariano dedica medalha de prata à Israel nos Jogos Olímpicos

Saeid Mollaei, um ex-judoca iraniano que agora representa a Mongólia, conquistou a medalha de prata no Judô, na categoria masculina de até 81 kg, e dedicou a vitória a Israel. 

Em entrevista ao Canal de Esportes de Israel, Mollaei agradeceu o apoio que recebeu da nação israelense ao longo dos anos:

“Obrigado a Israel pela boa energia. Essa medalha é dedicada também a Israel. Espero que os israelenses estejam felizes com esta vitória”. O atleta ainda acrescentou em hebraico: “Todah” (obrigado).

A prata nos Jogos de Tóquio foi a primeira medalha do judoca, dois anos depois de ele ter desertado dojudô do Irã por não concordar com a atitude antissemita da equipe com os competidores israelenses. 

Em 2019, Mollaei revelou que os treinadores da seleção iraniana ordenaram que ele perdesse as semifinais do Campeonato Mundial, de 2019, para evitar o confronto com o israelense Sagi Muki na final. Após a deserção, Mollaei se mudou para a Alemanha e adquiriu a cidadania mongol. 

O judoca israelense da mesma categoria que o ex-irariano, Sagi Muki, parabenizou o amigo pela conquista olímpica. 

“Estou muito feliz por Saeid. Eu sei o que ele passou, e o quanto ele queria. Ele é um amigo muito próximo e estou muito feliz por ele ter conseguido realizar seu sonho. Ele merece. Sua jornada é incrivelmente inspiradora”, disse Muki em uma entrevista coletiva a repórteres israelenses na terça-feira (27).

Saeid Mollaei e o israelense Sagi Muki se tornaram amigos após o incidente do Mundial de 2019 e os judocas têm se apoiado desde então. Em fevereiro deste ano, Mollaei competiu no campeonato internacional de judô Grand Slam, realizada em Israel, e afirmou à CNN que a nação israelense tem sido "muito bom para mim desde que cheguei", e que a equipe israelense de judô "têm sido muito gentil. Isso é algo que nunca esquecerei”.

A história da improvável história entre os judocas israelense e irariano vai ser contada para a televisão pela Tadmor Entertainment de Israel.

Antissemismo em Tóquio

A homenagem à nação de Israel feita pelo ex-judoca irariano Saeid Mollaei acontece depois de dois episódios de antissemismo no judô nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Dois judocas foram suspensos das Olimpíadas depois de se recusarem a competir com o israelense Tohar Butbul.

Mohamed Abdalrasool, do Sudão, não compareceu à competição marcada contra Butbul na categoria de 73 kg na segunda-feira (26), sem justificar sua ausência. E no sábado (24), Fethi Nourine, da Argélia, desistiu das Olimpíadas para evitar o confronto com Butbul, declarando seu apoio à causa palestina. 

O Comitê Olímpico Internacional (COI) prometeu investigar os casos de discriminação racial contra o israelense Tohar Butbul.

“Obviamente, o COI está sempre preocupado com esses casos e os está monitorando de perto. Claramente, se houver abusos flagrantes da Carta Olímpica, o COI tomará todas as medidas necessárias a esse respeito”, afirmou o diretor de solidariedade do Comitê Olímpico Internacional, James Macleod, em coletiva de imprensa em Tóquio, na terça-feira (27).

James acrescentou que a organização olímpica “deixou muito claro que a não discriminação, a autonomia — todos esses princípios que estão na Carta Olímpica — são coisas das quais não vamos recuar e adotaremos uma posição rígida em relação a todas elas”. 

O comitê executivo da Federação Internacional de Judô (IJF) anunciou que suspendeu temporariamente o judoca Nourine e seu técnico Benikhlef. A Federação condenou a postura discriminatória de Nourine.

“A IJF tem uma política rígida de não discriminação, promovendo a solidariedade como princípio fundamental, reforçada pelos valores do judô. O judô é baseado em um forte código moral, incluindo respeito e amizade, para promover a solidariedade e não toleraremos qualquer discriminação, pois vai contra os valores e princípios fundamentais do nosso esporte”, afirmou.

Fonte: Guiame


COMMENTS

Nome

'Momo',1,"Eu quero ir",1,“Aguardo o Dia”,1,“Casa na Rocha”,1,“Em Casa”,1,“Mais Alto”,1,“Quem é esse?”,1,“Quero Te Adorar”,1,“We magnify his name”,1,10 Mandamentos,1,19ª edição do Grammy Latino,3,2018,2,2019,5,22 anos,1,3 Palavrinhas,1,360 Wayup,1,6 milhões,1,60 Minutes,1,a,1,A Bíblia Kingstone,1,Abaixo-assinado,1,abandona,1,Abílio Santana,1,Abin,2,abortistas,1,aborto,27,abortos,1,abrigo para dependentes químicos,1,Absolvida,1,abusador,1,abusar dos membros,1,abuso infantil,3,abuso sexual,20,abusos sexuais,3,Academia,1,Acadêmicos do Sossego,1,acampamento evangélico,1,ação judicial,1,Ação popular,1,Ação social,2,aceitaram a Jesus,1,Acertou Mizerávi,1,Achado Arqueológico,1,ACI Digital,1,acidente,2,acidente de trânsito,1,Acioli,1,acordo de paz,1,Acre,2,acusação,1,ad belenzinho,1,ADAI Music,1,Adão e Eva,1,Adaulto Lourenço,1,Adauto Lourenço,1,Adilson Gigante,1,ADO 26,1,adolescente,1,adolescentes,1,Adolf Hitler,1,Adolf Hittler,1,adventistas do Sétimo Dia,1,advogados,1,Afeganistão,2,Africa,2,África,6,Africa do Sul,1,Agenda Lgbt,1,Airbnb,1,Al-haram Al-sharif,1,Al-qaeda,1,Al-Rashid,1,Aladdin,1,Alagoas,2,Alan Rick,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,1,aldeia Kamayurá,1,Alemanha,3,Alerta aos pais,1,alertam,1,Alex Passos,1,Alexandra Abrantes,1,alexandre frota,1,Alexandre Isquierdo,1,Aline Barros,4,Alison Redmond-Bate,1,alma,1,Alphaville,1,altares,1,altera,1,Amazon,1,ambulância,1,América,1,América Latina,1,Amor,2,Amor de Deus,1,Amor e Sexo,4,amor incondicional,1,Ana Paula,1,Ana Paula Valadão,4,Anápolis,1,Anayle Sullivan,1,Anderson Freire,4,André Aquino,1,André Balada,1,Andre Fernandes,1,André Valadão,3,Andrea Long Chu,1,Andrew Brunson,2,Anel Pilatos,1,anencefalia,1,Anglicana,1,Angola,4,Anitta,3,aniversário de casamento,1,Anjo,1,Anne Graham,2,Anne Graham Lotz,1,Anny Theyler,1,Anti-Balaka,1,anti-Israel,1,anti-judaico,1,anticristãs,1,Anticristo,1,Antigo Testamento,1,Antissemitismo,3,AoVivoPelaVida,1,apanhar,1,aplicativo,1,Apocalipse,1,apóstolo,1,apóstolo Paulo,1,App,2,apresentador,1,apresentadora Angélica,1,Árabe,1,Araguaína,1,Arca da Aliança,2,Arca de Noé,1,Argentina,4,Argentinos,1,arma,1,arma de fogo,1,Armas,1,Armênia,1,armênios,2,Arqueologia,14,arqueólogia,1,arqueologia bíblica,12,Arqueologia na Bíblia,1,arqueólogo,1,Arquidiocese da Paraíba,2,Arrebatamento,1,arrecadar alimentos,1,arrependimento,3,Artistas,3,Asia,1,Asia Bibi,6,Ásia Central,1,AsiaNews,1,asilo,1,assalto,5,assassinada,1,assassinado,1,assassinato do pastor,4,assassino,2,assédio sexual,2,Assembleia de Deus,9,Assembléia de Deus,2,Assembleia de Deus no Brasil,1,Assembleia de Deus Vitória em Cristo,2,ataque,1,ataque cardíaco,1,Ataque Contra Cristãos,3,ataque de ódio,1,Ataque no Egito,1,Ateísmo,5,Atentado,4,Atentado Terrorista,1,Atentados,1,Ateu,1,Ateus,2,Ativismo,2,Ativismo Gay,2,Ativismo Lgbt,2,ativista gay,1,Ativistas,2,ato profético,1,Ator,3,Atos dos Apóstolos,1,atriz,1,atriz Chrissy Metz,1,audiência,2,Augusto Cury,1,Augusto Heleno Ribeiro Pereira,