Notícias e informação para o povo de Deus, dicas, meditação, reflexão, palavra, devocional, música, conteúdo de qualidade!

Missão faz viagem secreta para restaurar tumba do profeta Naum no Iraque

Em abril de 2017, dois jipes trafegaram por uma estrada de areia no Curdistão iraquiano em direção ao pequeno vilarejo cristão de Alqosh. No...

Missão faz viagem secreta para restaurar tumba do profeta Naum no Iraque

Em abril de 2017, dois jipes trafegaram por uma estrada de areia no Curdistão iraquiano em direção ao pequeno vilarejo cristão de Alqosh. Nos carros estavam dois engenheiros israelenses, um em cada, por motivos de segurança. Eles entraram no país com os únicos passaportes que possuíam - israelense - para participar de uma extraordinária missão de reconstrução.

Durante a viagem, Yaakov Schaffer e Meir Ronen viram através de janelas lacradas dos carros cenas de destruição devastadora deixadas por quase duas décadas de guerra. A cerca de 24 quilômetros de distância, combatentes do grupo terrorista do Estado Islâmico lutavam contra o exército iraquiano.

Ao se aproximarem da aldeia, os jipes pararam e Schaffer e Ronen desceram, acompanhados por seus seguranças curdos. A pé, eles subiram na cidade e seguiram direto para o local de antiguidades na parte norte da cidade antiga: a Tumba de Naum, o profeta do Velho Testamento.

Por décadas, o povo de Alqosh guardou um santuário antes reverenciado pelos judeus locais como o local de descanso final do profeta. Mas a estrutura que estava diante deles estava desmoronando em torno de um telhado desabado.

“As paredes e pilares estavam rachados e desmoronando. Parecia que o resto do prédio iria desabar a qualquer minuto”, lembrou Adam Tiffen, um empresário americano e gerente de projeto que havia visitado o local um ano antes e estava lá naquele dia com os israelenses.

Após examinar a estrutura, eles revelam as opções para salvar o local antigo.

Schaffer e Ronen são especialistas na restauração de sinagogas que datam da antiguidade. Schaffer ocupou cargos gerenciais na Autoridade de Antiguidades de Israel e agora tem parceria com Ronen em soluções de engenharia para antigas casas de culto judaicas.

Tiffen estava lá como voluntário da Aliança para a Restauração do Patrimônio Cultural, conhecida como ARCH. Tiffen e o presidente do ARCH, Cheryl Benard, seu chefe, visitaram o local em 2016 e juntos decidiram restaurar a Tumba de Naum e uma sinagoga adjacente no coração do Iraque devastada pela guerra.

“Por milhares de anos, a história do povo judeu esteve intrinsecamente entrelaçada com o tecido cultural da região. Nas últimas décadas, essa conexão fundamental estava sendo apagada, por meio de destruição deliberada ou negligência benigna”, disse Tiffen ao ToI.

“Tanto é verdade que, apesar do êxodo judeu estar dentro da memória viva, quase nenhum vestígio permanece da vibrante e duradoura história judaica da região. Se nada fizéssemos para preservar o que restou, a história e o conhecimento da vida judaica na região seriam completamente perdidos.”

Chegada secreta

A missão de restauração do prédio histórico incluiu infiltrar israelenses no Iraque para avaliar os danos ao telhado do prédio e a melhor maneira de restaurá-lo.

Também envolveu o acesso ao profundo conhecimento da comunidade curdo-judaica e de seu decano não oficial Mordechai Zaken, um estudioso que foi fundamental no planejamento da restauração da tumba e que faleceu há poucos meses.

Por trás de tudo estava o ARCH, uma organização sem fins lucrativos fundada pelo especialista em segurança nacional Cheryl Benard, especialista em segurança nacional e esforços de reconstrução do pós-guerra.

Benard, cujo marido Zalmay Khalilzad liderou os esforços diplomáticos dos EUA no Afeganistão e no Iraque, ficou impressionada em suas viagens ao redor do mundo com a resiliência e criatividade de indivíduos e grupos que tentam salvaguardar seus tesouros nacionais, mesmo nas circunstâncias mais difíceis.

O envolvimento de Tiffen com o ARCH se originou de seu tempo no Iraque e, depois que o grupo decidiu prosseguir com a restauração, ele se tornou a pessoa responsável pelo projeto.

Seu primeiro encontro com o túmulo, em 2016, foi uma tapeçaria de espanto e dor. “Fiquei surpresa com sua beleza e com as dezenas de inscrições em hebraico nas paredes”, lembrou ele a ToI. “Também fiquei chocada com sua condição terrível, com várias partes do telhado caindo e montes de entulho ao redor da tumba.”

Desafios

Um dos desafios do projeto foi encontrar recursos, principalmente pelo fato de não poder ser divulgado. A ARCH nunca havia assumido um projeto desta magnitude.

“Sem sucesso alcançamos a comunidade judaica, incluindo vários judeus de ascendência iraquiana e curda. Não fomos capazes de levantar fundos entre esta comunidade”, disse Tiffen. “Na maioria das vezes, todos com quem falamos pensaram que éramos um pouco malucos.”

“Estávamos tentando restaurar uma antiga sinagoga judaica, em uma cidade cristã, sob um governo islâmico, em um território disputado, a 15 quilômetros da linha de frente com o ISIS, que recentemente havia tentado atacar a cidade. A maioria das pessoas nos desejou sorte, mas não teve muito entusiasmo em apoiar o projeto”, acrescentou.

No final, o governo dos EUA injetou US$ 1 milhão no projeto e outros contribuíram também, incluindo os governos curdo e tcheco. Entre os que apoiavam o plano estava o presidente curdo, Nechirvan Barzani.

País devastado

Segundo os engenheiros, assumir um projeto para restaurar um santuário judaico em um país quase totalmente privado de judeus, dilacerado por décadas de guerra e sob a ameaça de um grupo terrorista sanguinário que já havia devastado o país e tesouros culturais da humanidade.

De acordo com Tiffen, a tumba era especial. Durante gerações, ela resistiu a ser transformada em igreja ou mesquita e, mais recentemente, também foi poupada pelo Estado Islâmico, que não foi tão gentil com a tumba de Nabi Younus, que se acredita ser o local onde o profeta Jonas está enterrado, ou um santuário em Mosul que alguns reverenciam como o local de descanso final do profeta Daniel.

“Dada a recente violência sectária e ataques do ISIS contra minorias religiosas como os cristãos e iazidis, também vimos a restauração como um símbolo de esperança e uma lembrança da história comum e da crença que todos compartilhamos”, continuou ele. “Judeus, cristãos e muçulmanos coexistiram na região por centenas ou milhares de anos. Talvez não perfeitamente, mas com um nível de tolerância e aceitação que não deve ser esquecido.”

Profeta Naum

O Livro de Naum, o sétimo dos 12 profetas menores encontrados na Bíblia, fala sobre a destruição da grande capital assíria, Nínive, localizada nos arredores da atual Mosul, um evento que provavelmente ocorreu por volta de 612 AEC.

“E acontecerá que todos os que te virem fugirão de ti e dirão: 'Nínive está devastada; quem vai lamentar ela? de onde devo procurar consoladores para ti?'”.

Pouco se sabe sobre Naum, que se acredita ter vivido no século 7 AEC, e cuja família pode ter vindo para a Assíria junto com as tribos israelitas exiladas.

Enquanto alguns estudiosos colocam o território de Elkosh, de onde era Naum como sendo na Galileia, muitos outros o identificam com a cidade assíria de Alqosh.

A Tumba de Naum

Os judeus da região identificaram o santuário Alqosh como a tumba de Naum por séculos, senão milênios, e construíram uma sinagoga ao redor dele para hospedar os muitos peregrinos que lá chegaram.

“A questão é que há uma crença antiga, há mais de 2.000 anos, de que esta é a Tumba de Naum. Se por 2.000 anos as pessoas pensaram e acreditaram que é aqui que o profeta está enterrado, então essa estrutura é muito importante”, disse Schaffer.

Ninguém sabe quando data a sinagoga, mas Schaffer observou que o edifício foi construído em um estilo que lembra o rei Herodes, comparando-o a uma versão em miniatura do Segundo Templo em Jerusalém.

Enquanto planejavam a reconstrução, Tiffen e Benard fizeram várias viagens a Israel para se encontrar com membros da comunidade, incluindo líderes como Yehuda Ben Yosef e Zaken, o estudioso.

“Queríamos capturar o patrimônio cultural intangível - as histórias e lendas que os membros da comunidade podem ter e, de preferência, encontrar pessoas que se lembram de visitar a sinagoga quando eram jovens”, disse ele.

“Para os judeus, [a tumba restaurada] é um lembrete tangível de sua conexão com a terra e a sinagoga restaurada pode ajudar a educar as gerações futuras sobre a diversidade histórica, cultural e religiosa da região.”

Hoje, a tumba está aparentemente aberta aos visitantes, embora não esteja claro se os israelenses sejam bem-vindos.

Fonte: Guiame

COMMENTS

Nome

'Momo',1,"Eu quero ir",1,“Aguardo o Dia”,1,“Casa na Rocha”,1,“Em Casa”,1,“Mais Alto”,1,“Quem é esse?”,1,“Quero Te Adorar”,1,“We magnify his name”,1,10 Mandamentos,1,19ª edição do Grammy Latino,3,2018,2,2019,5,22 anos,1,3 Palavrinhas,1,360 Wayup,1,6 milhões,1,60 Minutes,1,A Bíblia Kingstone,1,Abaixo-assinado,1,abandona,1,Abílio Santana,1,Abin,2,abortistas,1,aborto,27,abortos,1,abrigo para dependentes químicos,1,Absolvida,1,abusador,1,abusar dos membros,1,abuso infantil,3,abuso sexual,20,abusos sexuais,3,Academia,1,Acadêmicos do Sossego,1,acampamento evangélico,1,ação judicial,1,Ação popular,1,Ação social,2,aceitaram a Jesus,1,Acertou Mizerávi,1,Achado Arqueológico,1,ACI Digital,1,acidente,2,acidente de trânsito,1,Acioli,1,acordo de paz,1,Acre,2,acusação,1,ad belenzinho,1,ADAI Music,1,Adão e Eva,1,Adaulto Lourenço,1,Adauto Lourenço,1,Adilson Gigante,1,ADO 26,1,adolescente,1,adolescentes,1,Adolf Hitler,1,Adolf Hittler,1,adventistas do Sétimo Dia,1,advogados,1,Afeganistão,2,Africa,2,África,6,Africa do Sul,1,Agenda Lgbt,1,Airbnb,1,Al-haram Al-sharif,1,Al-qaeda,1,Al-Rashid,1,Aladdin,1,Alagoas,2,Alan Rick,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,1,aldeia Kamayurá,1,Alemanha,3,Alerta aos pais,1,Alex Passos,1,Alexandra Abrantes,1,alexandre frota,1,Alexandre Isquierdo,1,Aline Barros,4,Alison Redmond-Bate,1,alma,1,Alphaville,1,altares,1,altera,1,Amazon,1,ambulância,1,América,1,América Latina,1,Amor,2,Amor de Deus,1,Amor e Sexo,4,amor incondicional,1,Ana Paula,1,Ana Paula Valadão,4,Anápolis,1,Anayle Sullivan,1,Anderson Freire,4,André Aquino,1,André Balada,1,Andre Fernandes,1,André Valadão,3,Andrea Long Chu,1,Andrew Brunson,2,Anel Pilatos,1,anencefalia,1,Anglicana,1,Angola,4,Anitta,3,aniversário de casamento,1,Anjo,1,Anne Graham,2,Anne Graham Lotz,1,Anny Theyler,1,Anti-Balaka,1,anti-Israel,1,anti-judaico,1,anticristãs,1,Anticristo,1,Antigo Testamento,1,Antissemitismo,3,AoVivoPelaVida,1,apanhar,1,aplicativo,1,Apocalipse,1,apóstolo,1,apóstolo Paulo,1,App,2,apresentador,1,apresentadora Angélica,1,Árabe,1,Araguaína,1,Arca da Aliança,2,Arca de Noé,1,Argentina,4,Argentinos,1,arma,1,arma de fogo,1,Armas,1,Armênia,1,armênios,2,Arqueologia,14,arqueólogia,1,arqueologia bíblica,12,Arqueologia na Bíblia,1,arqueólogo,1,Arquidiocese da Paraíba,2,Arrebatamento,1,arrecadar alimentos,1,arrependimento,3,Artistas,3,Asia,1,Asia Bibi,6,Ásia Central,1,AsiaNews,1,asilo,1,assalto,5,assassinada,1,assassinado,1,assassinato do pastor,4,assassino,2,assédio sexual,2,Assembleia de Deus,9,Assembléia de Deus,2,Assembleia de Deus no Brasil,1,Assembleia de Deus Vitória em Cristo,2,ataque,1,ataque cardíaco,1,Ataque Contra Cristãos,3,ataque de ódio,1,Ataque no Egito,1,Ateísmo,5,Atentado,4,Atentado Terrorista,1,Atentados,1,Ateu,1,Ateus,2,Ativismo,2,Ativismo Gay,2,Ativismo Lgbt,2,ativista gay,1,Ativistas,2,ato profético,1,Ator,3,Atos dos Apóstolos,1,atriz,1,atriz Chrissy Metz,1,audiência,2,Augusto Cury,1,Augusto Heleno Ribeiro Pereira,1,Augustus Nicodemus,1,Augustus Nicodemus Gomes Lopes,1,Austrália,2,Autoajuda,1,automutilação,1,Autoridade Palestina,1,auxílio-mudança,1,avivamento,3,Azerbaijão,1,azul e rosa,1,babalorixá,1,Baby do Brasil,1,Bahia,3,Baleado,1,baleou,1,Bancada Evangélica,12,Band,4,Band News,1,Banda 4Life,1,banda Livres,1,Banda novo som,1,Banda Resgate,1,banda Rosa de Saron,1,banda Voz da Verdade,1,Bangladesh,5,Banheiro Transgêneros,1,banheiros únicos,1,barragem,1,Barroso,1,bate boca,1,bateria de escola de samba,1,Batismo,2,batismo infantil,1,Batismo nas Águas,1,Batista Peniel,1,Batista Soul,1,batistas do Sétimo Dia,1,batistas independentes,1,batizado,1,bbb,2,bebê,1,Bebê é abandonado,1,bebê Jesus,1,bebês,1,bebida alcoólica,1,Beit Chabad,1,Beka,1,Belém,1,Belford Roxo,1,Bélgica,1,Belíssima,1,Belo Horizonte,2,Benjamin Netanyahu,9,Bernardino,1,Bertioga,1,Beth Moore,2,Bethel,1,Bibi,1,Bíblia,31,Bíblia Antiga,2,Bíblia e Ciência,2,Bíblia Mais Antiga,1,bíblia sagrada,14,Bíblias. África,1,bicicleta,1,Big Apple,1,Big Brother Brasil,1,Bill Johnson,1,Billy Graham,2,Bird Box,1,Bispo,1,Bispo Edir Macedo,2,Bispo Julian Henderson,1,bispos,2,Blasfêmia,2,blasfêmia. Cristão,1,Boas Notícias,1,Boko Haram,3,Bola de Neve,1,Bolsa do Samaritano,1,Bolsonaro,13,bombeiros,1,boneco Ken Sereia,1,brad dacus,1,Brad Hoylman,1,Brasil,51,Brasil Sem Aborto,4,Brasil Urgente,1,Brasil x Israel,2,brasileiros,1,Brasília,1,Brian Houston,1,briga de casal,1,Britney Spears,1,Brittni De La Mora,1,Brumadinho,4,Bruna Drews,1,Bruna Karla,1,Bruna Marquezine,3,Bruxa,1,bruxaria,1,bruxos cristãos,1,Budismo,1,Bulgária,1,Bunda Mole,1,buscar a Deus,1,Butão,1,cabo Daciolo,4,Cabo de Santo Agostinho,1,Cabul,1,caçadores de cabeça,1,CADETINS,1,café da manhã de oração por Jerusalém,2,Caio Fábio,1,calçados Hello Kitty. calçados Ipanema,1,calçados Melissa,1,Califórnia,5,caloteira,1,Câmara de Vereadores de Porto Alegre,1,câmara dos Deputados,6,Camarões,2,câmera,1,câmeras de vigilância,1,Caminhada,1,Caminho da Graça,1,Campanha,1,Campinas,1,Canadá,3,canal Metaforando,1,câncer,4,Candomblé,3,cantor Anderson Freire,1,cantor Eli Soares,1,cantor gospel,2,cantor Juliano Son,1,Cantor Leonardo Gonçalves,1,Cantor Robério Lima e Silva,1,Cantor Samuel Mariano,1,cantor Wellington Camargo,1,Cantora,5,Cantora Anitta,1,cantora Daniela Araújo,1,cantora Eyshila,1,cantora Flordelis,12,Cantora Gospel,9,cantora Léa Mendonça,1,cantora Lydia Moisés,1,capeta escondido,1,Caridade,2,Carlito Paes,1,Carlos Apolinário,1,Carlos Bolsonaro,1,Carlos Moisés,1,Carlos Nadalim,1,carnaval,7,cartão de crédito,3,Casa Branca,1,Casa Civil,2,casal gay,1,casal pastoral,1,casamento,9,Casamento de Célia Sakamoto,1,casamento gay,3,casamentos cristãos,1,Casos de Milagre,1,Cassiane,1,cassino,1,Castidade,1,Catedral da Fé,1,Cativeiro,1,Catolicismo,2,católicos,2,Cazaquistão,1,CBN News,1,Ceará,5,Ceia de Natal,1,celebridades,1,Célia Soul,1,Céline Dion,1,celular,1,celulares,2,censura,5,Centro Nacional de Exploração Sexual,1,Centro Pentecostal Jovem Resgate,1,Cepal,1,cerveja,1,Cesare Battisti,1,céu,2,Chance The Rapper,1,Charles Darwin,1,Chico Wehmuth,1,chifres,1,Chile,2,China,22,chineses,2,Chris Pratt,2,Christ,1,Christian Bale,2,Christyan Leão,1,Cia Nissi,1,Ciclone,1,Cid Moreira,2,Cidade bíblica,1,ciência,4,Cindy Jacobs,2,Cinema,6,Circulo de oração,1,Cisjordânia,1,Ciúmes,1,clamor,3,Claudia Raia,1,Clínica Abortista,1,clinica de aborto,1,Clínica de Aborto,1,clip,1,CNBB,1,CNN,1,cnpj,1,Coaching,1,Coaf,2,cobertura espiritual,1,Coletes Amarelos,2,Colômbia,2,coluna,1,Comandante Moisés,1,comando vermelho,1,Combate à Corrupção,1,combate à pedofilia,2,combater,1,Comercial,1,Comerj,1,Comics,1,comodoro MT,1,comunismo,4,Condenada,2,conectados a Cristo,1,Conectando Gerações,1,Conexão Repórter,1,Confiabilidade da Bíblia,1,Confiança na Bíblia,1,Conflito,1,Congo,1,Congrega Church,1,congregação,2,congregar,2,congresso internacional de arqueologia bíblica,2,Congresso Nacional,1,consagração,1,Conselho Apostólico Brasileiro,1,Conselho Mundial de Igrejas,1,Conselho Tutelar,1,Conselhos de Psicologia,1,Conservadorismo,8,Consumo de Maconha,1,Contra Ideologia,1,Contra Ideologia de Gênero,1,Convenção Batista do Sul,1,conversa,1,Conversa Com Bial,1,Conversão,3,Coordenação de Assuntos Religiosos,1,COORPIN,1,Coptas,1,coral,1,Coral Kemuel,1,Coreia do Norte,4,Coréia do Norte,1,Coreia do Sul,1,corinthianismo,1,Corinthians,1,coronavírus,5,Corrupção,4,cova,1,Covid-19,6,CPAD,1,CPI,1,crê em Deus,1,Crente Bom de Bíblia 2018,1,Crescimento das Igrejas,1,Criacionismo,4,crianças,4,Crime,10,crime organizado,1,Crimeia,1,Crimes,2,criminalidade,1,criminalização da homofobia,2,Cris Cyborg,1,cristã,1,cristã perseguida,1,cristão,4,cristão homofóbico,1,Cristão Perseguido,2,Crist