Notícias e informação para o povo de Deus, dicas, meditação, reflexão, palavra, devocional, música, conteúdo de qualidade!

Fabio Porchat diz que “fã-clube de Jesus tem se mostrado bastante perigoso”

Retratando Jesus como um bad boy envolvido com drogas e Deus todo tatuado e louco por mulheres, o especial de Natal do Porta dos Fundos cont...

Fabio Porchat diz que “fã-clube de Jesus tem se mostrado bastante perigoso”

Retratando Jesus como um bad boy envolvido com drogas e Deus todo tatuado e louco por mulheres, o especial de Natal do Porta dos Fundos continua debochando da fé cristã e da Bíblia.

Em busca de mais polêmicas, porém, logo após o lançamento na quarta-feira (15), na plataforma de streaming Paramount, a produção já se tornou alvo de ações na Justiça.

Após receber diversas críticas nas redes sociais, a animação “Te prego lá fora”, assinada por Fabio Porchat, que faz uma ilusão insana sobre a adolescência de Jesus Cristo, sofreu uma ação no TJ de SP, como explica o jornalista e colunista do Globo, Ancelmo Gois.

“A gente está rindo e brincando com pessoas que não sofrem por serem quem são, e é um pouco isso que o Porta dos Fundos sempre tentou fazer: Não rir de quem está apanhando, mas rir de quem está batendo, e ultimamente o fã-clube de Jesus tem se mostrado bastante perigoso e bastante triste”, disse em entrevista à Folha de S. Paulo.

O humorista já afirmou que "não acredita em nada" e que, para ele, “a fé em Deus é uma grande invenção da humanidade, usada para tornar a vida mais suportável”. Em suas declarações, em 2019, chegou a dizer que “acreditar na Bíblia é uma maluquice”, mas que “respeita” as crenças das pessoas. 

Questões judiciais

A Associação Centro Dom Bosco entrou com uma ação contra as empresas que administram a Paramount no Brasil e o próprio Porta dos Fundos. Segundo a associação, o pedido de censura contra o novo especial tem a “necessidade de proteger o sentimento religioso de uma violação grave”, conforme O Globo.

Por outro lado, Porchat diz que, pela primeira vez, está apresentando o conteúdo em animação para "ter uma liberdade maior" em relação ao projeto, ele explicou durante uma entrevista a jornalistas. 

Foi assim que o humorista decidiu falar sobre a adolescência de Jesus, período pouco retratado na Bíblia e que, portanto, ele teria mais espaço para criar. Sua criação, porém, reivindica uma liberdade que fere valores e princípios cristãos.

Por esse motivo, a petição cita a "onda de intolerância contra aqueles que professam alguma religião”. 

Sobre o novo especial de Natal do Porta dos Fundos

Além da imagem deturpada de Deus e Jesus na trama, Maria é uma mulher separada que cuida de mais um filho, que seria o irmão mais novo do Messias. Jesus é um adolescente que está se adaptando à nova escola que se chama Eva & Adão.

“Eu entendi que a gente podia ter um olhar sobre Jesus ser humano, e não só sobre o filho de Deus”, defendeu Porchat. “É um Jesus que ainda está aprendendo a lidar com os seus poderes. Ele ainda não sabe lidar com essa raiva, com esse ódio, não sabe lidar com as injustiças, ele ainda não é o Jesus Cristo”, continuou.

“Pegar personagens como Deus e deixá-lo meio maluco, meio escroto [...] Brincar com eles e torná-los humanos é o que me interessa”, explicou. Numa das cenas, Jesus vai a um prostíbulo e diz: “Isso não é de Deus”. Ao que outra pessoa afirma, apontando para uma das garotas de programa: “Na verdade, aquela mais alta ali é exclusiva de Deus”. 

Críticas, ataques e polêmicas

Na Bahia, a deputada estadual Talita Oliveira (PSL), apresentou uma moção de repúdio na Assembleia Legislativa do estado alegando “como produto de péssima qualidade feito por quem apenas falhou na vida”. 

Desde 2013, o Porta dos Fundos publica especiais de Natal com sátiras religiosas. O filme de 2018, intitulado “Se beber, não ceie”, venceu o Emmy Internacional por melhor comédia.  

Em 2019, grupos religiosos moveram uma campanha contra o filme “A primeira tentação de Cristo". Na história, Jesus (Gregorio Duvivier) está prestes a completar 30 anos e é surpreendido com uma festa de aniversário quando volta do deserto, acompanhado do namorado, Orlando (Fábio Porchat).  

A sátira com um Jesus gay fez com que muitos cristãos pedissem a censura da produção. Na madrugada da véspera de Natal, em 2019, a sede da produtora, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi alvo de um ataque e dois coquetéis-molotov foram lançados contra a fachada do imóvel.

Em janeiro de 2020, a justiça do Rio de Janeiro determinou que a produção fosse retirada do ar. Dias depois, o Supremo Tribunal Federal derrubou a decisão e liberou a exibição do especial natalino.

Fonte: Guiame

COMMENTS

Nome

'Momo',1,"Eu quero ir",1,“Aguardo o Dia”,1,“Casa na Rocha”,1,“Em Casa”,1,“Mais Alto”,1,“Quem é esse?”,1,“Quero Te Adorar”,1,“We magnify his name”,1,10 Mandamentos,1,19ª edição do Grammy Latino,3,2018,2,2019,5,22 anos,1,3 Palavrinhas,1,360 Wayup,1,6 milhões,1,60 Minutes,1,a,1,A Bíblia Kingstone,1,Abaixo-assinado,1,abandona,1,Abílio Santana,1,Abin,2,abortistas,1,aborto,27,abortos,1,abrigo para dependentes químicos,1,Absolvida,1,abusador,1,abusar dos membros,1,abuso infantil,3,abuso sexual,20,abusos sexuais,3,Academia,1,Acadêmicos do Sossego,1,acampamento evangélico,1,ação judicial,1,Ação popular,1,Ação social,2,aceitaram a Jesus,1,Acertou Mizerávi,1,Achado Arqueológico,1,ACI Digital,1,acidente,2,acidente de trânsito,1,Acioli,1,acordo de paz,1,Acre,2,acusação,1,ad belenzinho,1,ADAI Music,1,Adão e Eva,1,Adaulto Lourenço,1,Adauto Lourenço,1,Adilson Gigante,1,ADO 26,1,adolescente,1,adolescentes,1,Adolf Hitler,1,Adolf Hittler,1,adventistas do Sétimo Dia,1,advogados,1,Afeganistão,2,Africa,2,África,6,Africa do Sul,1,Agenda Lgbt,1,Airbnb,1,Al-haram Al-sharif,1,Al-qaeda,1,Al-Rashid,1,Aladdin,1,Alagoas,2,Alan Rick,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,1,aldeia Kamayurá,1,Alemanha,3,Alerta aos pais,1,alertam,1,Alex Passos,1,Alexandra Abrantes,1,alexandre frota,1,Alexandre Isquierdo,1,Aline Barros,4,Alison Redmond-Bate,1,alma,1,Alphaville,1,altares,1,altera,1,Amazon,1,ambulância,1,América,1,América Latina,1,Amor,2,Amor de Deus,1,Amor e Sexo,4,amor incondicional,1,Ana Paula,1,Ana Paula Valadão,4,Anápolis,1,Anayle Sullivan,1,Anderson Freire,4,André Aquino,1,André Balada,1,Andre Fernandes,1,André Valadão,3,Andrea Long Chu,1,Andrew Brunson,2,Anel Pilatos,1,anencefalia,1,Anglicana,1,Angola,4,Anitta,3,aniversário de casamento,1,Anjo,1,Anne Graham,2,Anne Graham Lotz,1,Anny Theyler,1,Anti-Balaka,1,anti-Israel,1,anti-judaico,1,anticristãs,1,Anticristo,1,Antigo Testamento,1,Antissemitismo,3,AoVivoPelaVida,1,apanhar,1,aplicativo,1,Apocalipse,1,apóstolo,1,apóstolo Paulo,1,App,2,apresentador,1,apresentadora Angélica,1,Árabe,1,Araguaína,1,Arca da Aliança,2,Arca de Noé,1,Argentina,4,Argentinos,1,arma,1,arma de fogo,1,Armas,1,Armênia,1,armênios,2,Arqueologia,14,arqueólogia,1,arqueologia bíblica,12,Arqueologia na Bíblia,1,arqueólogo,1,Arquidiocese da Paraíba,2,Arrebatamento,1,arrecadar alimentos,1,arrependimento,3,Artistas,3,Asia,1,Asia Bibi,6,Ásia Central,1,AsiaNews,1,asilo,1,assalto,5,assassinada,1,assassinado,1,assassinato do pastor,4,assassino,2,assédio sexual,2,Assembleia de Deus,9,Assembléia de Deus,2,Assembleia de Deus no Brasil,1,Assembleia de Deus Vitória em Cristo,2,ataque,1,ataque cardíaco,1,Ataque Contra Cristãos,3,ataque de ódio,1,Ataque no Egito,1,Ateísmo,5,Atentado,4,Atentado Terrorista,1,Atentados,1,Ateu,1,Ateus,2,Ativismo,2,Ativismo Gay,2,Ativismo Lgbt,2,ativista gay,1,Ativistas,2,ato profético,1,Ator,3,Atos dos Apóstolos,1,atriz,1,atriz Chrissy Me