Notícias e informação para o povo de Deus, dicas, meditação, reflexão, palavra, devocional, música, conteúdo de qualidade!

Escavações arqueológicas são iniciadas onde se acredita estar o túmulo de Josué

O local onde se acredita ser o túmulo de Josué recebe a primeira escavação arqueológica, informa o Jerusalem Post. O Khirbet Tibnah está loc...

Escavações arqueológicas são iniciadas onde se acredita estar o túmulo de Josué

O local onde se acredita ser o túmulo de Josué recebe a primeira escavação arqueológica, informa o Jerusalem Post. O Khirbet Tibnah está localizado em uma colina no sudoeste da região de Samaria, a leste de Shoham, perto de Halamish.

Segundo especialistas, o local foi povoado desde a Idade do Bronze até o início do período otomano.

Os arqueólogos começaram a cavar em Khirbet Tibnah, na Cisjordânia, onde os humanos se estabeleceram por cerca de 4.000 anos. Acredita-se que Josué tenha vivido ali, onde possivelmente seu corpo esteja enterrado, anunciou o projeto de escavação na segunda-feira (25).

Liderada pelos Dr. Dvir Raviv e Dr. Avraham Tendler, a escavação conta com estudantes do Departamento de Estudos e Arqueologia da Terra de Israel de Bar-Ilan, juntamente com voluntários de Israel e do exterior.

Identificado como Timnath-heres ou Timnath-serah, uma cidade que, segundo o Livro de Josué, foi dada ao sucessor de Moisés. Acredita-se também que o túmulo de Calebe esteja no local.

O local, pesquisado em 1.800, é mencionado em vários documentos históricos. Remanescentes do período bíblico, do período hasmoneu, do período romano e do período otomano foram encontrados no local ao longo de 1.900.

Segundo informa o Jerusalem Post, um mapeamento detalhado do local foi realizado por Raviv em 2015, esboçando os túmulos, coletando fragmentos de cerâmica e documentando vários restos e cavernas funerárias, mostrando provas da existência de um assentamento judaico na área no passado.

‘Descoberta rara’

Enquanto as pesquisas são realizadas na superfície, esta é a primeira escavação arqueológica em Khirbet Tibnah.

Durante os preparativos e pesquisas realizadas na semana passada, no topo da colina os arqueólogos encontraram vários artefatos, incluindo uma ponta de lança romana datada do século II dC. Ela tinha a ponta dobrada, indicando que provavelmente atingiu algo.

"Talvez isso seja evidência de uma luta violenta. Neste ponto, só podemos supor", disse Raviv em um comunicado à imprensa do Bar-Ilan, acrescentando que a descoberta de uma arma romana é considerada rara em Israel.

"Normalmente, achados desse tipo são descobertos em cavernas de abrigos que foram usadas pelos rebeldes do exército romano. Na escavação atual, espero que possamos vincular o achado a uma presença militar romana ou à rebelião de Bar Kochba."

Outros artefatos

Outros objetos como uma cerâmica e 18 moedas também foram encontrados no local, com quatro das moedas preservadas o suficiente para permitir a identificação.

Uma das moedas é romana, datada de 58-59 dC, enquanto outra moeda, de prata e com figura de um leão estampada, é do período mameluco (1260-1277). A figura do leão é um símbolo do sultão mameluco Baibars.

"Esta área é a maior e mais acessível do gênero no espaço entre Jerusalém e Samaria. Além disso, é a capital de um distrito e foi um importante local fortificado durante muitos períodos", disse Raviv.

"Em geral, não é óbvio que um arqueólogo israelense vá escavar na Judeia e Samaria hoje em dia. Hoje são poucos os que o fazem."

"Meu objetivo neste projeto é entender o contorno arquitetônico do assentamento: ele é realmente fortificado como descrito nas fontes?", acrescentou o arqueólogo.

"Quem viveu lá no período pré-hasmoneu? O povoado se espalhou para além do topo do monte, em direção à encosta? Vamos descobrir nele itens que possam estar ligados à presença militar em diferentes períodos? Parece que [Khirbet] Tabna espera-se que produza descobertas significativas e interessantes", anima-se Raviv.

Fonte: Guiame com informações de The Jerusalém Post

COMMENTS

Nome

'Momo',1,"Eu quero ir",1,“Aguardo o Dia”,1,“Casa na Rocha”,1,“Em Casa”,1,“Mais Alto”,1,“Quem é esse?”,1,“Quero Te Adorar”,1,“We magnify his name”,1,10 Mandamentos,1,19ª edição do Grammy Latino,3,2018,2,2019,5,22 anos,1,3 Palavrinhas,1,360 Wayup,1,6 milhões,1,60 Minutes,1,a,1,A Bíblia Kingstone,1,Abaixo-assinado,1,abandona,1,Abílio Santana,1,Abin,2,abortistas,1,aborto,27,abortos,1,abrigo para dependentes químicos,1,Absolvida,1,abusador,1,abusar dos membros,1,abuso infantil,3,abuso sexual,20,abusos sexuais,3,Academia,1,Acadêmicos do Sossego,1,acampamento evangélico,1,ação judicial,1,Ação popular,1,Ação social,2,aceitaram a Jesus,1,Acertou Mizerávi,1,Achado Arqueológico,1,ACI Digital,1,acidente,2,acidente de trânsito,1,Acioli,1,acordo de paz,1,Acre,2,acusação,1,ad belenzinho,1,ADAI Music,1,Adão e Eva,1,Adaulto Lourenço,1,Adauto Lourenço,1,Adilson Gigante,1,ADO 26,1,adolescente,1,adolescentes,1,Adolf Hitler,1,Adolf Hittler,1,adventistas do Sétimo Dia,1,advogados,1,Afeganistão,2,Africa,2,África,6,Africa do Sul,1,Agenda Lgbt,1,Airbnb,1,Al-haram Al-sharif,1,Al-qaeda,1,Al-Rashid,1,Aladdin,1,Alagoas,2,Alan Rick,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,1,aldeia Kamayurá,1,Alemanha,3,Alerta aos pais,1,alertam,1,Alex Passos,1,Alexandra Abrantes,1,alexandre frota,1,Alexandre Isquierdo,1,Aline Barros,4,Alison Redmond-Bate,1,alma,1,Alphaville,1,altares,1,altera,1,Amazon,1,ambulância,1,América,1,América Latina,1,Amor,2,Amor de Deus,1,Amor e Sexo,4,amor incondicional,1,Ana Paula,1,Ana Paula Valadão,4,Anápolis,1,Anayle Sullivan,1,Anderson Freire,4,André Aquino,1,André Balada,1,Andre Fernandes,1,André Valadão,3,Andrea Long Chu,1,Andrew Brunson,2,Anel Pilatos,1,anencefalia,1,Anglicana,1,Angola,4,Anitta,3,aniversário de casamento,1,Anjo,1,Anne Graham,2,Anne Graham Lotz,1,Anny Theyler,1,Anti-Balaka,1,anti-Israel,1,anti-judaico,1,anticristãs,1,Anticristo,1,Antigo Testamento,1,Antissemitismo,3,AoVivoPelaVida,1,apanhar,1,aplicativo,1,Apocalipse,1,apóstolo,1,apóstolo Paulo,1,App,2,apresentador,1,apresentadora Angélica,1,Árabe,1,Aragu