Notícias e informação para o povo de Deus, dicas, meditação, reflexão, palavra, devocional, música, conteúdo de qualidade!

Grupo judaico lança Bíblia com Deus em “gênero neutro” e provoca críticas

Uma nova tradução bíblica que utiliza pronome neutro para se referir a Deus está disponível através da Sefaria, uma biblioteca online de tex...

Grupo judaico lança Bíblia com Deus em “gênero neutro” e provoca críticas

Uma nova tradução bíblica que utiliza pronome neutro para se referir a Deus está disponível através da Sefaria, uma biblioteca online de textos judaicos. Essa mudança tem gerado reações nas redes sociais, com alguns que veem a mudança como um sacrilégio.

A Revised Jewish Publication Society (JPS), uma editora judaica com 135 anos de história, lançou em parceria com a Sefaria uma nova edição da Bíblia, sendo essa a primeira grande atualização da tradução JPS do Tanach (a Bíblia hebraica) em quase 40 anos.

Até o momento, apenas os livros que fazem parte dos Profetas, a segunda das três seções da Tanach, estão disponíveis na plataforma da Sefaria.

A nova tradução RJPS se refere a indivíduos com pronomes com as normas tradicionais de gênero. Diferentemente da maioria das traduções bíblicas ao longo da história, a RJPS evita pronomes masculinos para Deus. Também não usa pronomes femininos: em vez disso, Deus é referido apenas como “Deus” em todo o texto.

Um exemplo está em Isaías 55:6, onde diz: “Busque a Deus enquanto pode, clame enquanto [Deus] está perto”. A tradução histórica de JPS de 1985, em contraste, diz: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.

“A RJPS argumenta que a arte da tradução da Bíblia é sempre um trabalho em andamento e deve levar em consideração não apenas nossa compreensão mais profunda hoje do hebraico bíblico, mas também as mudanças significativas que ocorreram no uso do inglês nas últimas décadas”, disse o diretor emérito do JPS, rabino Barry Schwartz, no anúncio da nova tradução da Bíblia.

“A Tanach é o texto fundamental do povo judeu e compartilhamos o desejo da Sefaria de que todos possam acessá-la em uma linguagem apropriada e significativa para eles, permanecendo fiéis ao original”, acrescentou Schwartz.

Pronomes não tradicionais

Segundo o The Times of Israel, a ausência de pronomes divinos na tradução da RJPS reflete a crescente prevalência do debate em torno do uso de pronomes não tradicionais, à medida que esse tema se torna mais comum no discurso público.

Um estudo da Pew Research Center de 2021 aponta que mais de um quarto dos adultos americanos conhece alguém que utiliza pronomes neutros em termos de gênero, o que representa um aumento de oito pontos percentuais desde 2018.

Por outro lado, a maior parte dos conservadores americanos condem o uso de pronomes neutros em termos de gênero, e vários governos estaduais liderados por republicanos aprovaram leis que, de certa forma, permitem que educadores se recusem a utilizar os pronomes preferidos por seus alunos.

A nova tradução da RJPS, uma das pelo menos 12 disponíveis pela Sefaria, provocou reação de alguns judeus ortodoxos na internet, por acreditarem que a nova abordagem não está alinhada com seus valores.

Eles argumentam que a tradução é um exemplo de ideologia política progressistas se infiltrando na religião, com alguns afirmando que vão parar de usar o site e o aplicativo por causa da tradução da RJPS.

“Sefaria é um tremendo recurso para o [mundo da] Torá”, tuitou Yochonon Donn, editor de notícias da Mishpacha Magazine, que atinge um público Haredi, ou ultraortodoxo.

“Mexer com [livros sagrados] para se adequar às ideias ocidentais de igualdade é uma violação inaceitável. Se isso for verdade, não consigo ver pessoas aprendendo de uma fonte profana.”

O rabino Yaakov Menken, diretor-gerente da Coalition for Jewish Values, uma organização de defesa política ortodoxa de direita, escreveu no Twitter ou que “para ser mais inclusivo com os ateus, eles fornecerão uma 'tradução historicamente precisa' que evita a menção ao Ser Supremo. 'No princípio, o céu e a terra foram criados.'”

‘Era digital’

A Sefaria sempre ofereceu textos relevantes para a comunidade judaica, abrangendo uma variedade de abordagens. Ao longo do tempo, essa biblioteca digital tem ampliado ainda mais seu espectro de textos disponíveis, incluindo traduções e textos contemporâneos.

Publicar a RJPS é “ter diferentes traduções disponíveis”, disse Sara Wolkenfeld, diretora de aprendizagem da Sefaria.

“Estamos sempre trabalhando para incluir textos judaicos que são estudados por toda a gama de alunos judeus”, disse ela. “E é por isso que escolhemos incluir a tradução mais recente da JPS, mas entre as muitas outras traduções que já hospedamos na biblioteca.”

Além disso, a Sefaria também oferece traduções de editoras ortodoxas, como as versões Koren e Metsudah, e disponibiliza traduções para outros idiomas, como francês e alemão.

Os usuários podem selecionar sua própria tradução preferida em inglês, e RJPS não é a tradução padrão para o Livro dos Profetas.

“As pessoas devem saber que a Sefaria é uma biblioteca para todo o povo judeu”, disse Wolkenfeld. “E nossa missão é fornecer acesso à Torá e trazer a Torá para a era digital. Isso é realmente o que estamos buscando.”

Fonte: Guiame com informações de Times Of Israel e JTA

COMMENTS

Nome

'Momo',1,“Aguardo o Dia”,1,“Casa na Rocha”,1,“Em Casa”,1,"Eu quero ir",1,“Mais Alto”,1,“Quem é esse?”,1,“Quero Te Adorar”,1,“We magnify his name”,1,10 Mandamentos,1,19ª edição do Grammy Latino,3,2018,2,2019,5,22 anos,1,3 Palavrinhas,1,360 Wayup,1,6 milhões,1,60 Minutes,1,a,1,A Bíblia Kingstone,1,Abaixo-assinado,1,abandona,1,Abílio Santana,1,Abin,2,abortistas,1,aborto,27,abortos,1,abrigo para dependentes químicos,1,Absolvida,1,abusador,1,abusar dos membros,1,abuso infantil,3,abuso sexual,20,abusos sexuais,3,Academia,1,Acadêmicos do Sossego,1,acampamento evangélico,1,ação judicial,1,Ação popular,1,Ação social,2,aceitaram a Jesus,1,Acertou Mizerávi,1,Achado Arqueológico,1,ACI Digital,1,acidente,2,acidente de trânsito,1,Acioli,1,acordo de paz,1,Acre,2,acusação,1,ad belenzinho,1,ADAI Music,1,Adão e Eva,1,Adaulto Lourenço,1,Adauto Lourenço,1,Adilson Gigante,1,ADO 26,1,adolescente,1,adolescentes,1,Adolf Hitler,1,Adolf Hittler,1,adventistas do Sétimo Dia,1,advogados,1,Afeganistão,2,Africa,2,África,6,Africa do Sul,1,Agenda Lgbt,1,Airbnb,1,Al-haram Al-sharif,1,Al-qaeda,1,Al-Rashid,1,Aladdin,1,Alagoas,2,Alan Rick,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,1,aldeia Kamayurá,1,Alemanha,3,Alerta aos pais,1,alertam,1,Alex Passos,1,Alexandra Abrantes,1,alexandre frota,1,Alexandre Isquierdo,1,Aline Barros,4,Alison Redmond-Bate,1,alma,1,Alphaville,1,altares,1,altera,1,Amazon,1,ambulância,1,América,1,América Latina,1,Amor,2,Amor de Deus,1,Amor e Sexo,4,amor incondicional,1,Ana Paula,1,Ana Paula Valadão,4,Anápolis,1,Anayle Sullivan,1,Anderson Freire,4,André Aquino,1,André Balada,1,Andre Fernandes,1,André Valadão,3,Andrea Long Chu,1,Andrew Brunson,2,Anel Pilatos,1,anencefalia,1,Anglicana,1,Angola,4,Anitta,3,aniversário de casamento,1,Anjo,1,Anne Graham,2,Anne Graham Lotz,1,Anny Theyler,1,Anti-Balaka,1,anti-Israel,1,anti-judaico,1,anticristãs,1,Anticristo,1,Antigo Testamento,1,Antissemitismo,3,AoVivoPelaVida,1,apanhar,1,aplicativo,1,Apocalipse,1,apóstolo,1,apóstolo Paulo,1,App,2,apresentador,1,apresentadora Angélica,1,Árabe,1,Araguaína,1,Arca da Aliança,2,Arca de Noé,1,Argentina,4,Argentinos,1,arma,1,arma de fogo,1,Armas,1,Armênia,1,armênios,2,Arqueologia,14,arqueólogia,1,arqueologia bíblica,12,Arqueologia na Bíblia,1,arqueólogo,1,Arquidiocese da Paraíba,2,Arrebatamento,1,arrecadar alimentos,1,arrependimento,3,Artistas,3,Asia,1,Asia Bibi,6,Ásia Central,1,AsiaNews,1,asilo,1,assalto,5,assassinada,1,assassinado,1,assassinato do pastor,4,assassino,2,assédio sexual,2,Assembleia de Deus,9,Assembléia de Deus,2,Assembleia de Deus no Brasil,1,Assembleia de Deus Vitória em Cristo,2,ataque,1,ataque cardíaco,1,Ataque Contra Cris